Jesus era feio?

Há muitos anos historiadores e cientistas vêm tentando descobrir como era o rosto de Jesus. Alguns religiosos se basearam no Santo Sudário. Cientistas usaram computação gráfica e dados da população palestina pra criar uma cara mais provável de Jesus (imagem ao lado). Uma boa parte de cristãos não dá a mínima pra isso; prefere esperar pra vê-lo quando ele voltar. Mas alguns irmãos defendem, e usam a Bíblia pra argumentar, que Jesus era um feioso, um jaburu, um tribufu. Parece uma questão sem importância, mas algumas verdades espirituais estão escondidas aí.

A grande polêmica sobre a beleza do Filho do Homem vem da profecia de Isaías a respeito do Messias, que está em Isaías 53, mais especificamente nos versículo 2 e 3, que dizem:

"Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso algum"

Todo mundo concorda que essa profecia de Isaías 53 é referente a Jesus. Mas os versículos seguintes deixam bem claro que o tema da profecia é a morte de Jesus, o sacrifício pascal em que o Cordeiro de Deus morreu por nossos pecados. Os versículos 5 e 7 demonstram isso muito bem. Logo, quando o texto diz que Jesus era sem beleza e formosura e que os homens escondiam seus rostos dele, ele está se referindo ao estado em que Jesus estava no momento de sua paixão. Quem viu o filme "A Paixão de Cristo" sabe do que eu estou falando.

A grande questão está sobre uma interpretação que ouvi há algum tempo e que mexe com um princípio cristão muito importante. Baseados na frase "não havia boa aparência nele, para que desejássemos" (v. 2), alguns afirmam que o texto de Isaías diz que Jesus sempre foi feio pra evitar que as mulheres o desejassem e, assim, evitando que Jesus pudesse ter relação sexual com alguém. Esse é um erro de interpretação de texto (beijo pras minhas professoras de Português). Quem defende essa tese está interpretando essa frase assim:

"Ele resolveu não ter nenhuma beleza pra não nos atrair"

quando, na verdade, ela deveria ser interpretada assim:

"Não existia nada de bonito nele pra que nos fizesse gostar dele, nada bom pro nosso gosto"

Bom, se Jesus sentiu atração por alguma mulher, isso não dá pra afirmar. Mas a tese da feiura intencional vai de encontro a este versículo:

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado" - Hebreus 4:15

Jesus foi tentado em tudo que um ser humano pode ser tentado. Deus não o faria feio pra evitar ser tentado na área sexual; isso seria trapacear. Não sabemos de nenhum caso de alguma mulher que deu em cima dele ou coisa do tipo, mas isso seria totalmente possível, com toda certeza. O que nos serve de conforto: Jesus era passível de todo tipo de tentação, carnal ou espiritual, mas conseguiu passar por esse mundo sem pecar. Nosso Senhor é o cara!

P.S.: Jesus não era loiro de olhos claros.

Via Blog Prosa de Crente

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails